Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Minha História





PALESTRANTE TONNY OLIVEIRA



Eu me chamo Antonio Silva de Oliveira, nasci em São Paulo em 10 de março de 1978. Aos 25 anos passei por algo que nunca esperava: Perdi minha visão, devido às condições de trabalho insalubre.
No ano de 1990 saí com minha família da cidade de São Paulo e  viemos residir no norte do Paraná, na cidade de  Apucarana, na época tinha 12 anos de idade.  Aos 16 anos recebi a primeira proposta de emprego da minha vida em uma empresa que fabricava jóias e folheados a ouro.
Comecei trabalhando como auxiliar no estoque de  mercadoria da empresa e com o passar dos anos fui promovido para o laboratório, setores  de limpezas e polimentos de peças brutas,  onde permaneci por 4 anos. 
Nesse laboratório eu manipulava vários elementos químicos , tais como ácidos sulfúrico, clorídrico, nítrico, cianídrico, peróxido de carbono  e cianeto de sódio, produtos estes que apontavam alta periculosidade, além do alto ruído das máquinas de polimento.



Tendo em vista todo este perigo eminente, a empresa recomendava o uso de alguns equipamentos de segurança, tais como luvas, máscaras, botas, óculos e aventais. Todavia não existia na empresa uma fiscalização mais rígida. Por conta desta negligência, muitas vezes eu deixava de usar os equipamentos de segurança adequados, tinha auto confiança. 
Algum tempo depois, a empresa me transferiu para o setor galvânico (banho de ouro). Nesse setor também havia componentes químicos, porém de forma reduzida. Entusiasmado comecei o meu novo cargo na empresa, bastante satisfeito,  pois sempre sonhei em trabalhar naquele setor.
Realizado com o novo cargo, pensava em trabalhar por muitos anos, tanto assim que prestei vestibular para Química, cheguei a ficar na lista de espera da segunda chamada da Universidade Estadual de Londrina,pois tinha como meta me tornar  o químico da empresa.
Tudo parecia perfeito até que no ano 2002, quando já completava 7 anos de trabalho, inexplicavelmente comecei a sentir alguns sintomas desagradáveis, mas nada que me incomodava. Eventualmente acordava de manhã com dores de cabeça e sensações incômodas na altura do nariz. Ao longo do ano, minha visão foi se enfraquecendo, mas nada parecia ser tão grave. Estava com medo de perder o tal cargo desejado, trabalhei ainda até o restante do ano de 2002.
No final do ano, apreensivo com os problemas de saúde que vinha enfrentando, procurei um médico para descobrir o que estava acontecendo comigo. Depois de realizar vários exames recebi o diagnóstico: havia um tumor em minha cabeça.
Em janeiro de 2003, após ter ficado cinco dias internado no Hospital da Providência em Apucarana, já com a visão bem fraca, fui rapidamente encaminhado para o Hospital Evangélico de Curitiba, onde fiquei por quase dois meses.  
Após ter passado por uma série de exames e tratamento intensivo, no dia 5 de março de 2003,  fui submetido a uma cirurgia de alto risco. Segundo o médico Dr. Samir, o tumor não era maligno, porém, sua localização assim o tornava, sendo a chance de sobrevivência mínima. De cada 100 casos apenas um sobrevive e com seqüelas muito graves. Minha família e amigos oraram muito por mim e com a ajuda de Deus eu sobrevivi a esta cirurgia que perdurou por 12 horas. 
Ao término da cirurgia fiquei caracterizado como Deficiente Visual, estava completamente cego.
Depois de alguns dias de convalescência, ainda sofrendo com o  trauma de ter perdido a visão, recebi alta do hospital. Logo retornei para a cidade de Apucarana onde resido. Na verdade feliz em poder reencontrar os amigos e familiares, porém triste em não poder contemplar as pessoas e as maravilhas existentes na terra.
Inicialmente foi muito difícil pois, não estava preparado para essa nova situação. No começo sofri vários preconceitos e muitos amigos se afastaram. Passei pelo complexo de inferioridade, ficando restrito de lutar por qualquer conquista, até mesmo pela minha própria  família. Com isso cheguei a pensar que viver não fazia mais o menor sentido. 
Após dois anos de frustrações, numa madrugada eu comecei a orar à Deus e supliquei o seu consolo. Então, me lembrei de uma frase que dizia “faça das pedras do seu caminho a escada do seu ideal“. Naquele momento senti uma alegria muito forte invadir o meu coração e despertou em mim um sentimento de vencer. Me dei conta de que as pessoas que me amavam, mesmo sem intenção, estavam sendo pedras que me impediam de superar a dependência social.
A partir de então renasceu um novo homem disposto a  lutar incessantemente pelos sonhos que uma vez haviam  sido enterrados, juntamente com a minha visão. Uma nova etapa  se apresentou na  minha vida composta de  muitos  desafios,  conquistas    e superações. Onde havia pranto, júbilo se houve e aprendi que a verdadeira felicidade procedia de dentro para fora. Foi então que disposto, eu prossegui a jornada designada por Deus em minha vida. Continuei tocando trompete e teclado com muito mais intensidade. Hoje, são os meus ouvidos que guiam meu coração.
 
Após ser aposentado por invalidez aos 25 anos, compreendi a importância da segurança no trabalho e do uso dos equipamentos de proteção individual – EPIs. Se antes eu via aqueles equipamentos como pedras em minha vida hoje entendo que eu poderia estar vendo o mundo à minha volta se tivesse usado adequadamente. Esta é a mensagem que deixo em minhas palestras: agradeça a cada dia de trabalho e cuide-se para poder voltar vivo para casa com todas as partes do seu corpo. Dos cinco sentidos eu fiquei somente com quatro. Preserve os seus e seja feliz!

                               

Contato:
e-mail: tonnypalestrante@yahoo.com.br

Telefones:

(43) 8429-2088 (Emerson)

43-33388321
43-33519232


8 comentários:

  1. Parabéns pela sua coragem e por encontrar um novo sentido pra sua vida...

    grande abraço daqui... da ocidental praia lusitana, onde a terra acaba e o mar começa...

    Luis Manuel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua perseverança, meu amigo.

    Seu exemplo serve como lição para nós todos, que precisamos superar os obstáculos que o dia a dia nos apresenta com fé e determinação.

    Que através da música seu coração consiga ver muito mais o verdadeiro sentido da vida.

    Um grande abraço

    Mauro

    ResponderExcluir
  3. Primo, estamos juntos com você, nesta nova etapa da sua preciosa vida.

    ResponderExcluir
  4. Aquele que perde dinheiro, perde muito; aquele que perde um amigo, perde mais; aquele que perde a fé, perde tudo. Você perdeu a visão, porém não perdeu a FÉ em DEUS,a coragem, o entusiasmo de viver, e a imaginação.

    Um forte abraço.

    Tia Layne

    ResponderExcluir
  5. A fé em Deus é a fonte da nossa felicidade, sempre! Parabéns pela luta e pela coragem!

    ResponderExcluir
  6. Conte conosco se prepara para palestrar muito.abraços Flávio Peralta

    ResponderExcluir
  7. Que Deus te abençõe muito nessa nova fase de sua vida !!!!
    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabens antonio ... pela força de vontade que vc tem ... não é hora de desistir , pois muitas palavras que vc diz ajudam muitas pessoas ... continue fazendo o que gosta , que é ajudar as pessoas ... fica com DEUS

    manoel junior

    ResponderExcluir